segunda-feira, 12 de maio de 2008

Culto da depressão

A questão que quero deixar no ar é: Quem é que tem interesse que os portugueses em particular, e a população mundial, em geral, se sintam tristes e deprimidos?
Tem que haver o interesse de alguém ou de alguns que as pessoas se sintam tristes. Em tempos, quando as pessoas não tinham acesso à informação, da forma que nos é apresentada hoje, as pessoas apenas tinha conhecimento das tristezas e amarguras dos que os rodeavam. As doenças da vizinha, o que aconteceu com o Chico da Nora, o falecimento do avô da Joaquina da mercearia…Hoje em dia, somos bombardeados diariamente, vezes sem conta com notícias, de acidentes de avião em que morrem 200 pessoas, pedófilos que violam e saem impunes, ladrões de multibanco e bombas de gasolina, números diariamente actualizados de mortos nas estradas, políticos corruptos, jogos viciados, justiça que não funciona, políticos sedentos de poder, violência religiosa, pais que violam e espancam filhos e ainda colocam os netos/filhos em cativeiro….é realmente tudo muito nojento, angustiante e que mostra a natureza cruel e fria do ser humano. Não duvido da veracidade destas coisas, mas duvido dos motivos pelos quais esta informação é sempre apresentada de uma forma sensacionalista, repetitiva, por vezes quase que parece um massacre. Não acredito que ao visualizarmos e lermos imagens com grande carga negativa, dia após dia, hora após hora, as pessoas não se transformem numa espécie de zombies tristes e aborrecidos por viverem num mundo tão cruel. Estão em crescente os canais exclusivos de notícias cujo slogan é:”24 horas de horror, real”, pelo menos para estes é um negócio próspero.
Quem ganha com tanta “ruindade”?
As indústrias farmacêuticas de uma forma directa, vendem anti-depressivos. Os media prosperam cada vez mais. Os vendedores de álcool aumentam as suas vendas e exportações, tal como os vendedores de drogas, as pessoas do mundo do espectáculo, actores, músicos, futebolistas e outros atletas enriquecem. É natural que as pessoas tentem obter momentos de prazer e divertimento a todo o custo. A religião perde fiéis mas prospera financeiramente, porque cada vez mais há pessoas que acham que nem com um Deus isto lá vai, e os que acreditam, estão dispostos a dar todos os seus bens por um mundo que desconhecem mas no qual acreditam.
As pessoas cada vez andam mais tristes, pagam mais por qualquer divertimento e felicidade instantânea.

Desconheço a verdadeira fórmula da felicidade “eterna” e duvido que algum dia a encontre, mas nesta pequena teoria da conspiração estão certamente algumas das variáveis para a infelicidade de milhões de pessoas. Ou será a felicidade e alegria um jogo de forças, em que quando alguém tenta ser feliz, a outra parte descompensa e milhões ficam deprimidos?
Recuso-me a ver muitas das notícias negativistas que passam diariamente na TV e nos jornais.

Inculto mas feliz? Vs Culto e deprimido?

Façam um canal “24h de coisas boas” que eu vejo e pago.

4 comentários:

FR disse...

O associar os media às farmaceuticas é uma grande teoria da conspiração :) ...


Dizes que não conheces a fórmula da felicidade eterna! É normal... de acordo com a psicologia o sucessivo atingir de objectivos traz a felicidade, logo tem que haver um constante redifinir de objectivos (sem fórmulas mágicas e eternas).

Unknown disse...

Ainda bem que nao deixaste o blog morrer!!! pois gosto muito do que escreves!!! beijokas bob cat mauzinho!!!lololll

Unknown disse...

O coração alegre é como o bom remédio,mas o espírito abatido seca até os ossos"

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9OiB2gyEg8Q