terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Associativismo


O que é o associativismo?
Fazendo um google it facilmente chegamos à wikipedia e podemos ler:

"A expressão associativismo designa por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direcção, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns."

Pois bem, decidi dar relevância a este tema, não porque estou entediado e já não tenho espaço no disco para instalar mais jogos, mas porque este tipos de organismos são fundamentais para qualquer sociedade democrática e são cada vez mais a única força que pessoas comuns podem utilizar contra políticas centralizadoras e de interesse meramente financeiro. É uma arma muito forte, pois gozam dos seguintes direitos, segundo o artigo 46º da Constituição de República Portuguesa:

"1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.";
"2. As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.";
"3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela.";
"4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista"

Seja qual for o fim dessa associação é necessário disfrutar de verbas para por em práctica a grande maioria dos projectos. O associativismo é uma práctica que necessita de bastante persistência, vontade e atitude pois é necessário concorrer a mil e um fundos, organizar eventos e gerir de forma adequada as poucas verbas recebidas, isto tudo, na grande maioria das vezes, em horário pós laboral. Se o objectivo for alcançado, a recompensa é enorme pois contribui-se para a evolução e dinâmica de um local ou região e para a diversão e felicidade do público alvo.

Como se deve notar, eu sou dirigente de uma associação juvenil denominada Assocação Juvenil Doutor Jardim em Vila Viçosa -AJDJ, e sinto-me bastante orgulhoso por fazer parte desta direcção, pois temos conseguido dinamizar, aos poucos, uma zona vítima de desertificação, principalmente por parte das camadas jovens, e com tão poucas actividades de lazer, desportivas e culturais. E assim aqui deixo o cartaz, que por acaso foi elaborado por mim, da próxima actividade a realizar pela AJDJ, uma prova de Karts.

1 comentário:

Flip disse...

Alto cartaz, vocês pagam a um profissional para fazer isso? ;) e parabéns pela AJDJ pelo que tenho visto é só iniciativas!! Muito bem xôr Bob!