quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Vista vs XP


Apesar de este ser um tema já bastante discutido e analisado por revistas da área, como informático e como tenho um blog novinho em folha não posso deixar passar o tema. Algumas pessoas, que vêm em mim o Special One da informática perguntam-me:

“ Tão qual é que é melhor, o Vista ou o Xp?”

Esta é uma questão que apesar das pessoas estarem à espera de uma resposta binária, ela não é assim tão simples, pois requer uma análise de ambos os SO com base em vários requisitos. Antes de fazer uma comparação entre sistemas operativos, quero fazer referência a algumas das novidades introduzidas pelo Windows Vista.

Desktop

Como é bem sabido uma das preocupações da Microsoft para o Vista, com nome de código Longhorn, foi sem dúvida o aspecto gráfico do mesmo pois suporta efeitos de transparências, animações de janelas e outros, embora um pouco semelhantes aos do Mac OS X, não deixa de ser bastante agradável à Vista. Todos esses efeitos visuais são da responsabilidade do novo Windows Aero, enquanto que as janelas 3D em cascata são da responsabilidade do Flip 3D, para quem nunca experimentou o Mac OS X vai achar o Vista lindo.

Pesquisa

Outra das funcionalidades destacadas é a pesquisa. No novo sistema esta encontra-se imediatamente no menu iniciar, e à medida que se vai escrevendo vai mostrando correspondências de vários tipos, desde aplicações e documentos a favoritos de Internet, contactos e mesmo mensagens de correio electrónico. Existe também a possibilidade de associar palavras-chave a ficheiros de forma a tornar a sua pesquisa o mais instantânea possível.

Segurança

Em termos de segurança existe algumas boas novidades nem que seja pela introdução do UAC (User Account Control) o que elimina a necessidade que anteriormente existia de processos não prioritários correrem com privilégios de administrador. Na plataforma XP chega a ser complicado trabalhar como utilizador restrito, pois muitas aplicações já foram desenhadas assumindo que lhes são concedidas privilégios de administrador, o que compromete seriamente a protecção oferecida pelo sistema operativo. Existem outras melhorias, tais como a melhoria da firewall e do Windows Defender e a introdução do Parental Control para os pais mais controladores.

Multimédia

O Windows Media Center é sem dúvida o grande atractivo multimédia do Vista, pois este permite reproduzir música, TV, rádio, gerir arquivos multimédia, sintonizar e gravar directamente no disco estações de TV e rádio e controlar a gravação de CD’s e DVD’s.

É claro que estas maravilhas não estão presentes em todas as versões do Vista, mas isso já é outra história…

Existem mais algumas novidades mas penso ter enunciado as mais importantes.

Em relação à comparação entre os sistemas, esclareço que ainda não instalei o Vista, e que por isso a opinião que formei é baseada em revistas técnicas e sites dedicados à temática da informática, de qualquer forma deixo aqui o link demonstrativo dos testes. No que toca a jogos e aplicações gráficas mais exigentes o XP ganha claramente ao recém-nascido Vista apresentando melhores valores de fps (frames per second). O mesmo se passa nas codificações áudio e vídeo e nas aplicações utilizadas para testar desempenhos.

Conclusão

No que toca a performance o XP é claramente o campeão, pois não só é melhor em tempos de CPU como nas aplicações gráficas mais exigentes, tendo o Vista como desculpa para esta última a falta de suporte para bibliotecas OpenGL. O Vista, como visto acima traz melhorias bastante significativas em termos de arquitectura, visual e segurança mas é isso suficiente para mudar de sistema operativo? Bem isso depende de cada um e depende do que cada um dá mais valor, se ao aspecto ou se à performance, se à estabiliadade ou à novidade. Todas as novidades, principalmente depois de experimentadas, dão vontade de as adquirirmos mesmo quando estamos satisfeitos com o produto antigo, faz parte da natureza humana, só que neste caso trata-se de um sistema operativo que tem requisitos muito exigentes paras as plataformas actuais, já para não falar do software compatível que nesta altura deve ser escasso. Um sistema como este vai ainda ser submetido a muitas falhas, algumas delas grosseiras mas vai concerteza vingar pois tanto a própria Microsoft, como as empresas de Hardware e Software vão dirigir naturalmente a sua atenção para este novo produto e acabará por vingar. Daí eu afirmar que Windows Vista sim, mas ainda não.

2 comentários:

Flip disse...

O teu ainda não, com o qual concordo perfeitamente, vai fazer com que o Windows Vista, seja outro como o Windows Me, que ja foi esquecido por muitos! A M$ já esta a desenvolver o Windows Blackcomb ou Windows Vienna, ou seja quando chegar a altura para se usar o Vista já tens outro! :| deixo aqui o link para quem quiser saber mais sobre o Vienna, http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Blackcomb

Flip disse...

esqueci-me só nisto do aspecto bonito e tal, vê isto
http://www.youtube.com/watch?v=a-kut4lgzdw

Isto é uma demonstração do Beryl no fedora core 6, mas pode correr noutras distros, como o Ubunto, e precisa de muitos menos recursos que o Vista, mas sem comparação!!!

Abraço ()